21 de abr. de 2009

Curiosidades

Dói ou não dói? Eis a questão!

Quem nunca fez ou ouviu essa clássica indagação?
E na maioria das vezes as respostas nunca são satisfatórias, claro algo que seria impossível de se ter certeza, pois depende de cada individuo.
Mas quem se propõe a Arte da Modificação Corporal (Body Modification) precisa estar preparado pelo o que há de vir.
A resposta a essa clássica pergunta é clara, obvia e objetiva preparem os ouvidos e ouça...
DÓÓÓÓIIII SIIIIIIIMMMMMMM!
Caso não sentir dor alguma é um ponto em que deve preocupar-se, pois você pode portar alguma doença dermatológica (Hanseníase).
Claro que algo que influenciará muito sobre essa Dor ou não ira depender muito da vontade e desejo com o qual você se dispõem a fazer seu Body Piercing ou Tattoo isso não fará que a aplicação não venha a doer, mas pode minimizar algo muito interessante de se saber é que o nosso próprio corpo ao estar exposto a algum ataque continuo ele mesmo produz uma defesa contra a estes ataques e automaticamente começará a liberar drogas que irão minimizar no caso a dor.
É facto sentir dor, pois seu corpo esta sendo exposto a uma modificação agressiva que tem como ferramentas agulhas, cateteres, lâminas (Scar), pinças e outros, não doer seria um facto quase que impossível.
Hão regiões do corpo que geralmente a dor pode ser mais intensa ou não e como disse anteriormente irá depender muito do fator vontade que está disposto a fazer.
Geralmente as regiões que tem maior incidência de dor são as conhecidas regiões frias e próximas onde à camada de gordura são mais finas dando a sensação das agulhas estarem batendo nos ossos (Tattoo) estas regiões são: pés, clavículas, costelas, cabeça, peito, etc.
No caso do Body Piercing as regiões mais doloridas são: Língua, Genitais, Umbigo Mamilos e etc.
Vale lembrar que não é nada insuportável, o legal de saber que é aconselhável estar alimentado antes de ir aplicar seu body piercing ou tattoo o principal motivo é evitar uma queda de pressão e vir a desmaiar, tudo isso por motivos químicos do nosso organismo (risos).
Funciona mais ou menos assim: Medo + Falta de Sal + Dor + Endorfinas = Queda de Pressão e Desmaio. Viu super simples (risos)
A sensação da aplicação na pele se assemelha a famosa "ralada" no joelho é importante saber que essa dorzinha chata perdurará por algum tempo até a cicatrização do ferimento.

E quanto o uso de Anestésicos?

Bem na maioria das vezes seus efeitos são psicológicos, ou seja, a atuação deles passam na maioria das vezes totalmente despercebidas, deve-se levar em conta que existem pessoas que são alérgicas a esses medicamentos e não sabem, portanto não seria aconselhável o uso do mesmo, um outro detalhe interessante é que posteriormente após o termino da sua tattoo no período de cicatrização poderá aparecer marcas de queimadura que podem serem provindas de uso de anestésicos.
No caso do Body Piercings os efeitos podem ser os mesmos, mas dependendo do local onde se irá aplicar a jóia poderá ocorrer no aplicado começar a se morder (body piercings bucais) sem perceber devido à ação do medicamento, algo que não seria nada agradável.
O que devemos levar em consideração é que essa dor que nos dispomos ao aplicar um Body Piercing ou Tattoo tem um motivo especial; ou seja, quando procuramos um profissional desta área estamos procurando alguém que nos auxilie a aplicar um marco em nossas vidas, para melhor entendermos quando aplicamos um body piercing ou tattoo estamos fazendo algo que marque uma fase de nossas vidas.
E toda essa Mágica Arte toma um âmbito de Ritual de Iniciação, aonde iremos e estamos registrando em nosso corpo parte de uma história e vida.
Eliminando a dor automaticamente estaremos deixando de lado um fator simbólico que é a dor de lutar, sofrer e claro o alivio de vencer.
Só espero que após essa minha frase acima não venham pedir para os Piercers e Tattoos chegarem nas agulhas, não quero formar ou incentivar Masoquistas, uma dorzinha vez em quando não faz mal nenhum (risos).
Mas é isso espero ter sido claro e objetivo e que venham compreender e entender melhor a esta terrível e chata resposta do "DÓI SIM!".

* * *
Breve História do Body Piercing


Body piercing vem sendo praticado por mais de 5000 anos e sempre foi usado como uma expressão pessoal, ritual espiritual, como uma distinção de realeza, e mais recentemente como moda. Tudo começou nas primeiras tribos e clãs das mais antigas raças humanas. Nas tribos da América do sul, África, Indonésia, nas castas religiosas da Índia, pelos faraós do Egito e pelos soldados de Roma. Depois se espalhou pela classe média e aristocracia do século 18 e 19. Mas foi esquecido na Europa no século 20. Em 1970 cresceu novamente nas mãos dos "gurus" da moda de Londres e artistas do "underground". E em 1990 finalmente atingiu a atenção de todo o planeta fechando os elos entre o primitivo e o moderno. Existe uma longa história sobre o body piercing em rituais de passagens e em significados diversos. Segue abaixo a lista de significados em diversos locais do corpo e do mundo: Lóbulo da orelha Este é de longe o piercing mais comum na história. Antigamente destinguia uma pessoa rica de uma pobre. Agora é a forma mais popular de mostrar jóias. Marinheiros colocavam piercing acreditando que estes te davam melhor visão. Romanos associavam o piercing na orelha a riqueza e a luxúria. Tribos Sul-Americanas e Africanas faziam piercings e alargavam o furo...quanto maior o furo, maior o status social.
Nas próximas postagens estarei postando imagens de aplicações e sua participação na história da Body Art.



História da Tatuagem
(Fonte Whiplash, Imagens Google)

Há mais de 3500 anos atrás, a tatuagem já existia como forma de expressão da personalidade ou de indivíduos de uma mesma comunidade tribal (união de pessoas com as mesmas características sociais e religiosas). Os primitivos se tatuavam para marcar os fatos da vida biológica: nascimento, puberdade, reprodução e morte. Depois, para relatar os fatos da vida social: virar guerreiro, sacerdote ou rei; casar-se, celebrar a vida, identificar os prisioneiros, pedir proteção ao imponderável, garantir a vida do espírito durante e depois do corpo.

* * *
Na era Cristã, na clandestinidade, sob o jugo do poder pagão, os primeiros cristãos se reconheciam por uma série de sinais tatuados, com cruzes, as letras IHS, o peixe, as letras gregas. Na era moderna, a tatuagem passou por vários anos de marginalidade. Ela retorna a ser questão de relevância em nossa sociedade quando surge em artistas de música, cinema, e em pessoas comuns. Deixando de ser um símbolo de marginalidade, e sim uma forma de expressão individual de arte e estética do corpo, a tatuagem não é mais tosca como as de cadeias, e sim um desenho de traços mais finos e cores variadas.

No Brasil, o precursor da tatuagem moderna foi um cidadão dinamarquês chamado Knud Harald Lucky Gegersen (imagem ao lado), conhecido popularmente como Lucky, ou Mr. Tattoo. Chegando por aqui em 1959, Lucky se estabeleceu em Santos-SP, utilizando seu talento e suas técnicas de desenhista e pintor profissional. Lucky teve uma participação real no mundo da tatuagem brasileira. Os tatuadores chegam a dizer que por mais imperfeita que seja a tatuagem de Lucky, ela vale muito, pois foi graças ao dinamarquês que o Brasil entrou no mapa da tatuagem moderna. Lucky foi notícia em vários jornais, e em 1975 o jornal O Globo o considerou o único tatuador profissional da América do Sul, sendo sua morte noticiada no Jornal 'A Tribuna" de Santos do dia 18 de dezembro de 1983. Por um bom tempo Lucky continuou sendo o único, até que começaram a aparecer, aos poucos, os seus seguidores, que herdaram dele as técnicas e a arte de fazer tatuagem. Apesar de toda sua história, o conceito de origem independente se adequa a tatuagem, pois ela foi inventada várias vezes, em diferentes momentos e partes do Mundo, em todos os continentes, com maior ou menor variação de propósitos, técnicas e resultados.

Os Tipos de Tatuagem

Tradicional (tatuagem de marinheiro): São aqueles desenhos tradicionais, como uma âncora ou uma gaivota, aliás, os marinheiros foram os grandes divulgadores da tatuagem pelo mundo.

Sumi: técnica oriental que utiliza bambu ao invés de agulha. Geralmente os desenhos são ricos em detalhes.

Realista: desenhos que imitam o mundo real, como mulheres, pássaros e personalidades.

Estilizada: como o próprio nome já diz, são desenhos estilizados.

Alto relevo: muito difundida entre os índios. A pele é dissecada formando desenhos com uma infinidade de cores, praticada principalmente por aborígenes, de origem africana.

Belfaro Pigmentação: a maquiagem definitiva, como delineador, batom, etc.

Celta: desenhos de origem celta com figuras entrelaçadas. Pode ser preta ou colorida.

Tribal: desenhos em preto ou coloridos com motivos tribais. Podem ser desenhos de tribos norte-americanas, haidas, maias, incas, astecas, geométricas ou abstratas.

Oriental: trabalhos grandes, geralmente de corpo inteiro, como um painel. Os desenhos são com motivos orientais, como samurais, gueixas e dragões.

Psicodélicas: trabalhos supercoloridos com desenhos totalmente senseless.

Religiosas: trabalhos com personagens bíblicos, como um santo, uma cruz, etc.

Bold line: desenhos das histórias em quadrinhos com traços bem largos e cores berrantes.

Branding: tatuagem marcada a ferro e fogo.

Como São Feitas as Tatuagens

As tatuagens são feitas com pigmentos importados de origem mineral, principalmente, e com agulhas específicas para tatuar, sempre descartáveis e nunca reutilizadas (mesmo que seja na própria pessoa). As máquinas elétricas, preferencialmente, devem ter a ponteira de aço inox cirúrgico e/ou descartáveis, devem ser limpas por ultra som e esterilizadas com estufa a uma temperatura igual ou superior à 170 º C por um período de pelo menos 3 horas.

Os aparelhos de barbear utilizados para depilar o local da tatuagem não devem ser reaproveitados. O tatuador deve usar luvas e máscara para procedimentos, para evitar uma possível infecção ou até a contaminação por doenças como hepatite, AIDS, tuberculose, esporos patogênicos, bactérias e fungos. A limpeza do ambiente é fundamental afim de se evitar a contaminação cruzada. A arte é conseqüência de tudo que o tatuador aprendeu durante anos, este, deve ter pelo menos, a experiência de 5 anos.

* * *
O que é mais interessante na Body Art é que tudo vem de origens antigas e de culturas próximas.
Hoje nesta postagem estarei apresentando uma homenagem aos nossos Índios, às vezes acreditamos que a Body Art simplesmente tem raízes Gringas o que mostrarei aqui é que nossos Índios não deixam ou deixaram a desejam em matéria de formas de iniciação.
Vale lembrar que ao contrario dos Homens Brancos os adornos aplicados pelos índios servem como inserção de um individuo na sociedade indígena, assim logo que o jovem atravessa uma fase de sua vida.Geralmente os adornos são aplicados em cerimônias que podem durar dias e são realizadas pelos anciões e pajés.






Como ja foi dito acima a aplicação dos adornos se inicia nas fases da vida do jovem índio, é um momento de transiçao onde começa sua vida ativa dentro da tribo onde ele passa a receber treinamentos segundo os costumes.





Índios da Etnia Suruí participam de projeto para reflestar áreas desmatadas no estado de Rondônia.
Estes são os índios da Etnia Suruí-Paiter da Aldeia La Petanha, uma das 24 da Terra Indígena Sete de Setembro, em Rondônia, perto da divisa com o Mato Grosso. Suruí é a denominação da Funai, a Fundação Nacional do Índio. Eles se auto intitulam Paiter. Significa "gente de verdade". Só foram contatados pelos brancos em 69. Foi quase fatal: mais da metade dos índios morreu por causa de uma epidemia de gripe. Se localizam distante da capital Porto Velho, Cacoal é a cidade mais próxima da Aldeia. São menos de quarenta quilômetros de distância
Adorno: Lembra o Labret.



Um dos principais líderes indígenas do País, o cacique Raoní foi o símbolo da luta de centenas de nações de índios brasileiros por saúde, terras e direitos em um mundo cada vez mais globalizado. Seu sucessor hoje é o cacique Kaiapó Megaron Txucarramãe
Adorno: Alargamento dos Lábios Inferiores








Os Rikbatsa são índios muito orgulhosos de suas tradições, muito valentes. Um povo de fala Jê incrustrado num mundo de povos que falam tupi e aruak.
Eles vivem em duas terras indígenas na beira do rio Juruena
Adorno: Lóbulos Alargados.





Os Matis são um grupo indígena que habita o Sudoeste do estado brasileiro do Amazonas, mais precisamente a Área Indígena Vale do Javari, são bastante conhecidos como os "Cara de Onça".
Adornos: Perfuração abaixo da boca lembra "Labret", alargamento do Septum, perfuração das faces, no nostril que lembram bigode de onça e alargamento dos Lóbulos.



Bem espero que eu tenha conseguido passar essa pequena Homenagem a Cultura Índigena, no que diz respeito a Body Art, aqui tivemos uma pequena amostra do que é a Arte de Adornar o corpo até mesmo com materiais alternativos dos quais são encontrados nas florestas brasileiras.
Como perceberam não levo muito jeito para Antropologo, mas quis deixar minha contribuição, caso hover cometido algum erro acolherei com respeito a correção. Além das tribos que apresentei aqui existem outras inumeras que com certeza tambem contribuiram e contribuem muito.

Nenhum comentário: